Home » Serviços »

Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende

Botão Voltar
Botão Home

14/07/2017

AMAR inicia projeto Plantar florestas para colher água

Iniciativa beneficia 60 alunos da Fundação Confiar e Sociedade Pestalozzi

Créditos: Arquivo AMAR

Sessenta adolescentes, com idade entre 14 e 17 anos, integrantes da Oficina de Florestas e da Sociedade Pestalozzi, participaram esta semana das primeiras aulas do projeto “Plantar florestas para colher água”, desenvolvido pela Prefeitura de Resende, através da Agência do Meio Ambiente do Município (AMAR). O projeto, que é fruto de um convênio com a Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), prevê a formação, em Educação Socioambiental, de jovens da Fundação Confiar que participam do Programa Oficina de Florestas, além de alunos com necessidades especiais, oriundos da Sociedade Pestalozzi.

De acordo com o presidente da AMAR, Wilson Moura, a formação dos estudantes, que será realizada pelo Centro de Referência em Educação Ambiental de Resende (CREAR), acontecerá de julho a novembro, utilizando práticas metodológicas que incluem aulas expositivas, visitas a campo, dinâmicas de grupo, jogos cooperativos, e diagnóstico rápido participativo (DRP), entre outras técnicas. As aulas serão ministradas pelas biólogas e educadoras ambientais Rosângela Vieira e Mayra Ferrari, e acontecerão nas sedes da Fundação Confiar e no Horto Municipal.

O objetivo da formação é promover a iniciação profissional cidadã, com foco na construção da uma sociedade sustentável, a fim de permitir o desenvolvimento socioafetivo e ambiental dos participantes, além de utilizar o programa Oficina de Florestas como produtor e fornecedor de mudas para recuperar e revitalizar corpos hídricos de áreas degradadas, matas ciliares e de floresta no município.

Segundo a coordenadora do CREAR, Rosângela Vieira, um dos pontos mais importantes da iniciativa é despertar nos jovens o sentimento de proteção e valorização das florestas e também da água, que representa um bem natural indispensável à vida. Além de sua importância para a conscientização dos jovens, a implantação do projeto “Plantar florestas para colher água” também foi fundamental para a instalação, esta semana, do sistema de irrigação mecanizada no Horto Municipal, em parceria com a Empresa Nissan.