Resende contra a Febre Amarelas

Contaminação

A febre amarela costuma ser transmitida por mosquitos, principalmente o Aedes aegypti (em áreas urbanas) e o Haemagogus (em áreas rurais). O mosquito é infectado ao picar uma pessoa ou animais com a doença e então desenvolve a doença e passa a transmiti-la para quem ele picar.

Existem dois ciclos da febre amarela:

• Febre amarela silvestre: em que mosquitos destas regiões se infectam picando primatas com a doença e podem transmitir a um humano que visite este habitat

• Febre amarela urbana: em que um humano infectado anteriormente pela febre amarela silvestre a transmite para mosquitos urbanos, como o Aedes aegypti, que a espalham.

é importante alertar que em ambos os casos a doença é a mesma, a diferenciação do ciclo de transmissão apenas ajuda nas estratégias para evitar a disseminação da febre amarela.

A pessoa permanece em estado de viremia, ou seja, capaz de transmitir o vírus para mosquitos, por até 7 dias após ter sido picada.

Normalmente o vírus causa sintomas em pessoas que nunca tiveram a doença ou que nunca tomaram a vacina contra febre amarela.

Sintomas

Os sintomas mais comuns são febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas, e vômitos que duram, em média, três dias. Nas formas mais graves da doença, o paciente pode apresentar icterícia (olhos e pele amarelados), insuficiências hepática e renal, manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.

Mortes de macacos

Vale destacar que os macacos não transmitem Febre Amarela. Ao contrário, eles prestam um importante auxílio de prevenção e controle à doença. Por, na maioria das vezes, adoecerem primeiro, os primatas dão às autoridades informações valiosas sobre a circulação do vírus. O registro de macacos mortos serve de alerta para que os órgãos de saúde pública iniciem campanhas de vacinação. é importante lembrar que atentar contra a vida de animas silvestres é crime ambiental, com pena de seis meses um ano de detenção, além de multa.

Prefeitura de Resende

PREFEITURA MUNICIPAL DE RESENDE

Rua Augusto Xavier de Lima, 251, bairro Jardim Jalisco

Resende/RJ, CEP: 27510-090

Telefone: (24) 3354-6000 / Ouvidoria: 0800 889 0808 (ligação gratuita)

CNPJ: 29178233/0001-60

Twitter Facebook Youtube Instagram