Resende contra a Febre Amarelas

Sobre a Febre Amarela

A febre amarela é causada por um vírus, do gênero flavivírus, transmitido por mosquitos pertencentes às espécies Aedes (principalmente Aedes aegypti, responsável também por transmitir a Zika, a  dengue e a  chikungunya) e Haemogogus. As diferentes espécies de mosquitos vivem em diferentes habitats, o que determina três tipos de ciclos de transmissão:

Febre amarela silvestre (ou selvática): nas florestas tropicais, os macacos, que são o principal reservatório da febre amarela, são picados por mosquitos selvagens que passam o vírus para outros macacos. Ocasionalmente, os seres humanos que trabalham ou que viajam para a floresta são picados por mosquitos infectados e desenvolvem a doença.

Febre amarela intermediária: neste tipo de transmissão, os mosquitos semidomésticos (aqueles que se reproduzem tanto na natureza quanto em torno das famílias) infectam tanto macacos quanto pessoas. Este é o tipo mais comum de surto na áfrica.

Febre amarela urbana: grandes epidemias ocorrem quando pessoas infectadas introduzem o vírus em áreas densamente povoadas com grande presença de mosquitos e onde a maioria das pessoas tem pouca ou nenhuma imunidade, devido à falta de vacinação.

Uma pessoa não transmite a doença diretamente para outra; o macaco também não transmite a doença. é imprescindível a presença de mosquitos infectados agindo como vetores para que haja transmissão.

Prefeitura de Resende

PREFEITURA MUNICIPAL DE RESENDE

Rua Augusto Xavier de Lima, 251, bairro Jardim Jalisco

Resende/RJ, CEP: 27510-090

Telefone: (24) 3354-6000 / Ouvidoria: 0800 889 0808 (ligação gratuita)

CNPJ: 29178233/0001-60

Twitter Facebook Youtube Instagram