Assistência Social e Direitos Humanos

Evento, aberto ao público, acontece neste sábado, dia 21, às 10h

PARQUE DAS ÁGUAS SEDIA RODA DE CONVERSA  SOBRE PAPEL DA MULHER NEGRA

Crédito: Arquivo PMR

Promover o debate e levar informações importantes para as mulheres negras do município sobre temas como cidadania e política. Esse é o objetivo da Roda de Conversa que será promovida no próximo sábado, dia 21, pela Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. O evento, que será realizado no Parque das Águas, contará com a presença de convidadas que abordarão temas pertinentes ao espaço da mulher negra na sociedade, e incentivarão o debate sobre o assunto.

De acordo com a programação, a Roda de Conversa terá início às 10h, com uma apresentação da professora Clarice de Freitas sobre o tema “Mulher Negra e Política”. Logo depois, outra questão ganhará a atenção da platéia com a participação da advogada e poetisa Luciene Nascimento, que abordará o assunto “Mulher Negra e Juventude”. Após as duas apresentações, o espaço será aberto para um debate com a participação do público presente, que poderá tirar dúvidas e levantar novos questionamentos sobre o dia a dia da mulher negra na sociedade.

Para a responsável pela Coordenadoria da Igualdade Racial da Prefeitura de Resende, Sônia Maria de Freitas, as apresentações e os debates contribuem para fortalecer o papel das mulheres negras na sociedade: “a mulher negra precisa de conscientização e de informação sobre seu papel na sociedade, e este tipo de evento traz um encorajamento para que elas possam ampliar sua atuação” - disse Sônia Maria de Freitas.

Segundo ela, uma das principais motivações do evento é a proximidade do dia 25 de julho, que é marcado pela comemoração de três importantes datas para as mulheres negras: o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha; o Dia Municipal da Mulher Negra; e o Dia Nacional de Tereza Benguela, símbolo de resistência da mulher negra, que viveu no século XVIII, no Estado do Mato Grosso e liderou o Quilombo de Quariterê após a morte de seu companheiro.

Palavras chaves: Roda De Conversa; Mulher Negra