19/07/2018

PREFEITURA REALIZA OPERAÇÃO CONJUNTA PARA DESOBSTRUIR VIAS DA CIDADE

Objetivo é coibir o abandono de carros nas ruas e calçadas, que impedem o fluxo de carros e pedestres

PREFEITURA REALIZA OPERAÇÃO CONJUNTA PARA DESOBSTRUIR VIAS DA CIDADE

Crédito: Gleisiane Carvalho

A Prefeitura de Resende, através da Diretoria de Fiscalização e Postura, juntamente com a Ouvidoria Geral do Município e a Guarda Municipal, iniciou esta semana uma operação que visa promover a retirada de carros e carcaças que estão obstruindo vias públicas em diversos pontos da cidade. Nos primeiros dias de operação, a equipe percorreu as ruas dos bairros Toyota, Jardim Primavera e Surubi, gerando um total de seis notificações. Segundo levantamento da Ouvidoria Geral do Município, o número de carros abandonados na cidade pode chegar a 300 veículos.

De acordo com o diretor de Fiscalização e Postura da Prefeitura, Itamar da Costa, a operação é de extrema importância para o bem estar da população.

- Esses carros estão abandonados há muito tempo, impedindo, muitas vezes, a circulação do trânsito e de pedestres nesses locais. Além disso, muitos desses veículos estão sem pneus ou equipamentos de segurança, e podem se transformar em criadouros de mosquito, inclusive da dengue - explicou Itamar.

Os donos dos veículos abandonados ou que estão obstruindo as vias receberam um prazo de cinco dias para fazer a retirada dos mesmos. Caso isso não aconteça, eles serão autuados e terão seus veículos apreendidos e removidos do local pela Prefeitura. A operação, no entanto, já começou a surtir efeito, já que muitos proprietários que foram notificados no início da semana, já retiraram seus veículos das vias evitando multas.

Além dos carros abandonados, a operação também fiscalizou locais onde materiais de construção impedem o fluxo de pedestres e proprietários de imóveis particulares utilizam as calçadas para expor ou guardar seus produtos. Segundo o comandante da Guarda Municipal, César Laurindo, essas ações podem ser consideradas como infrações, já que obrigam o pedestre a transitar pela rua, o que pode causar acidentes.

Ainda segundo a Diretoria de Fiscalização e Postura, essa operação terá continuidade ao longo dos próximos meses, até que a cidade tenha os pontos de obstrução liberados.

Palavras chaves: Fiscalização