Prefeitura Municipal de Resende
Acesso Fácil

Home > Notícias > Programa Saúde na Escola amplia ações educativas para estudantes

Programa Saúde na Escola amplia ações educativas para estudantes
20/04/2012

Programa Saúde na Escola amplia ações educativas para estudantes
Créditos: Márcio Fabbian ACOM/PMR

Por meio de uma ação integrada entre duas secretarias municipais (Educação e Saúde), a Prefeitura levará a 33 escolas, sendo 23 da rede municipal e o restante da rede estadual, o PSE (Programa Saúde na Escola), cujo lançamento ocorreu esta semana, na Escola Municipal Esther Politi (Fazenda da Barra I). O programa oferece atividades preventivas em saúde de crianças e jovens, na faixa etária entre seis a 19 anos. A equipe responsável pela realização do programa é formada por profissionais de saúde e professores de Educação Física.

Segundo a diretora de Educação em Saúde da Prefeitura, Ana Carolina Permínio, o programa prevê avaliação das condições de saúde dos alunos em vários aspectos, como nutricional, de vacina, hipertensão, oftalmológica, auditiva, saúde bucal e psicossocial, entre outras. O reforço nas informações a respeito dos cuidados que devem ser adotados contra a proliferação do mosquito transmissor da dengue (foto) também fazem parte das ações educativas promovidas pelo Departamento de Educação em Saúde.

Nesta terça-feira, dia 17, alunos da Escola Esther Politi passaram por avaliação antropométrica (peso e altura) com o objetivo de verificar a ocorrências de doenças relacionadas a peso, como desnutrição e obesidade; aferição de pressão; e avaliação da caderneta de vacinas, tendo participado ainda de palestras.

- O tema central do PSE neste primeiro momento será a obesidade, problema que tem atingido crianças e adolescentes em todo o Brasil, além dos procedimentos realizados pela equipe de profissionais da Unidade do Programa Saúde da Família do Jardim Esperança. Vamos realizar também palestras e dinâmicas de grupo, abordando temas como álcool, drogas, tabagismo, homofobia, bulling e preconceito, - explicou Ana Carolina.

Esta é mais uma iniciativa da Prefeitura com o objetivo de ampliar as ações educativas na área da saúde aos alunos da rede pública, que já conta com exames oftalmológicos e atendimentos odontológicos. Com a implantação do programa em Resende, essas avaliações serão complementadas. O trabalho envolve ainda ações de prevenção e educação permanente com os profissionais das escolas.

Segundo Ana Carolina, o programa conta com recursos do Ministério da Saúde, orçados em cerca de R$ 92 mil reais, dos quais 70 por cento já foram repassados à Secretaria de Saúde para a implantação do PSE. O restante é repassado conforme o cumprimento de algumas metas estabelecidas pelo Governo Federal no decorrer da realização das ações do programa.

PREFEITURA MUNICIPAL DE RESENDE
Rua Augusto Xavier de Lima, 251, Jardim Jalisco Resende RJ, 27510-090