Indústria e Comércio

19/06/2019

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA CIRCUITO SERRINHA DA ALAMBARI DE CAMINHADAS NA NATUREZA

Evento, com 200 vagas disponíveis, acontecerá no dia 6 de julho, com concentração às 8h, na Escola Municipal Moacir Coelho da Silveira

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA CIRCUITO SERRINHA DA ALAMBARI DE CAMINHADAS NA NATUREZA

Crédito: Divulgação PMR

Pela oitava vez, o projeto “Caminhadas na Natureza” será realizado na Serrinha do Alambari, na zona rural do município de Resende. Nesta segunda-feira, dia 17, a Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (SMICT), abriu o período de inscrições gratuitas para o 8º Circuito Serrinha da Alambari de Caminhadas na Natureza, que segue até dia 4 de julho, com 200 vagas disponíveis.

O evento acontece no dia 6 de julho deste ano, em parceria com a Anda Brasil – Confederação Brasileira de Esportes Populares, Caminhadas na Natureza e Inclusão Social. Além disso, a caminhada contará com o apoio de outras secretarias municipais, Guarda Civil Municipal, Parque Estadual da Pedra Selada, ambulância e equipe de socorristas do grupo Anjos da Montanha. O percurso será todo sinalizado e, ao seu longo, possuirá monitores voluntários para orientar os participantes.

Os interessados podem se inscrever através do link, clicando AQUI. São oferecidas 200 vagas. No site da inscrição, o interessado deverá se atentar para a leitura do termo de responsabilidade e preencher a ficha médica. Após o ato da inscrição, o participante receberá por e-mail um arquivo em PDF contendo informações adicionais sobre o roteiro e dicas. A concentração desta edição do circuito está marcada para as 8h, na quadra coberta da Escola Municipal Moacir Coelho da Silveira, na praça principal da Serrinha. A saída será às 9h. O secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Tiago Diniz, explica como será o roteiro do trajeto.

— São cerca de 10 quilômetros de extensão de caminhada. O evento é aberto a um público abrangente, de todas as faixas etárias. O caminho é recomendado para pessoas em boas condições físicas e que pratiquem exercícios regularmente. No local da largada, todos os participantes devem assinar a folha de presença e, em seguida, iniciar o aquecimento. Os inscritos seguirão por uma rua de terra em direção ao trutário, que será a primeira parada. Na ocasião, terão a oportunidade de visitar a cervejaria artesanal. Dando continuidade ao roteiro, o próximo ponto será a Trilha do Tatu, que tem aproximadamente 490 metros de extensão com travessia de um pequeno riacho e um trecho de leito de pedras. Depois, haverá uma subida até o Camping Clube do Brasil (CCB). No Camping, os participantes vão prosseguir até a entrada da trilha na mata em direção ao Poço das Esmeraldas – destacou, dizendo que após o CCB, todos retornarão ao ponto de partida.

Iniciativa une turismo e saúde

Tiago Diniz lembrou que o circuito contribui para fomentar o turismo regional, complementando que a atividade física traz vários benefícios à saúde. “É importante ressaltar que o circuito ajuda a divulgar a região turística, atraindo aventureiros e demais interessados para conhecerem as belezas e riquezas naturais da localidade. Nas etapas dos circuitos anteriores, tivemos inscrições oriundas da região Sul Fluminense e da capital do Rio de Janeiro. Além do mais, a caminhada é acessível a praticamente todos os tipos de públicos, colaborando para o controle do peso e da pressão arterial, melhoria da mobilidade articular, resistência muscular e o aumento da capacidade física. O contato do participante com o meio natural fora do seu espaço cotidiano estimula seu potencial cognitivo e permite a sensibilização para a preservação ambiental e a valorização da cultura e da história do local”, enfatizou.

O secretário informou que os participantes devem levar água e lanches dentro de uma mochila, além de estarem com vestimentas adequadas para a atividade socioesportiva.

A ideia do “Caminhadas na Natureza” surgiu na França após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de incentivar as atividades comerciais no interior das províncias e na periferia das grandes cidades destruídas no período. O projeto – credenciado pelo IVV, Internacionaler Volksporter Verbunder, com sede na Alemanha – acontece em mais de 6 mil circuitos em 39 países do mundo. No Brasil, em 2006, foi fundada a Anda Brasil, no Estado do Rio de Janeiro. A entidade não-governamental organiza e cadastra os eventos nacionais, sendo que, atualmente, existem mais de 500 circuitos credenciados em todo o País. Em Resende, já foram realizadas sete edições desta caminhada na APA da Serrinha do Alambari, entre 2011 e 2016. No dia 4 de maio, ainda foi promovido o 1º Circuito Visconde de Mauá.

Palavras chaves: Inscrições, Circuito, Serrinha, Alambari, Caminhadas, Natureza, Esporte