Assistência Social e Direitos Humanos

13/12/2018

CAMPANHA QUER CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO SOBRE DOAÇÃO DE ESMOLAS

Iniciativa acontece nesta sexta, dia 14, em Campos Elíseos, e na próxima quarta, dia 19, nas proximidades da Rodoviária Velha

CAMPANHA QUER CONSCIENTIZAR  POPULAÇÃO SOBRE DOAÇÃO DE ESMOLAS

Crédito: Arquivo PMR

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, através do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), Centro Pop e do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), realizará, nos próximos dias, uma campanha de conscientização da população sobre os problemas que podem ser causados pela doação de esmolas. A primeira etapa da iniciativa irá acontecer nesta sexta-feira, dia 14, às 9h, no Calçadão de Campos Elíseos; e na próxima quarta, dia 19, na região do Mercado Popular, onde também fica o Terminal Rodoviário Urbano.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Jaqueline Primo, a campanha está sendo articulada neste período por se tratar de uma data próxima ao Natal, quando as pessoas costumam ficar mais sensibilizadas à doação. Já os locais escolhidos para abrigar a ação, foram definidos por concentrar um grande número de moradores em situação de rua. Durante a campanha, agentes da Secretaria distribuirão folhetos que tratam sobre o tema, além de orientarem a população a encaminhar as pessoas em situação de ruas para os serviços socioassistenciais oferecidos no município.

- Geralmente conseguimos atuar com mais eficácia nos períodos comemorativos, como o Natal, Dia das Mães e Páscoa, que são datas em que há maior movimento no comércio e as pessoas acabam se sensibilizando com a situação e dando esmolas às pessoas que vivem nas ruas. Nosso principal objetivo com esta ação é fazer com que a população evite dar dinheiro e, ao invés disso, encaminhe este público para o Centro Pop, onde os moradores recebem todo suporte necessário - explica a secretária.

A organização da campanha ressalta que a doação de esmolas pode acarretar inúmeros problemas, alguns deles com consequências preocupantes, como o uso do dinheiro para o consumo de drogas e o uso exagerado de álcool. A secretária ressalta que expectativa é que, a partir do momento em que a população tomar consciência do problema, ela se prontifique a encaminhar os pedintes aos serviços oferecidos pela Prefeitura.

- O Centro Pop é responsável por traçar estratégias e prestar auxílio a pessoas que estão vivendo em situação de rua no município. Para isso, a unidade oferece diversos serviços, como a guarda de pertences, lavanderia, café da manhã, almoço e oficinas, além de orientação. Infelizmente, no entanto, muitas pessoas ainda desconhecem este serviço, que tem grande importância social. Agora, com a realização desta campanha, esperamos contar com o apoio da população no sentido de informar às pessoas que estão vivendo nas ruas, que a Prefeitura tem serviços para ajudá-las - disse a secretária.

Palavras chaves: Esmolas