11/07/2018

Unidade, que é uma das maiores do município, atende atualmente 115 crianças

CRECHE DR UCHÔA, NO LAVAPÉS, COMEÇA A SER REVITALIZADA

Crédito: Anderson Patrick

A Prefeitura de Resende iniciou as obras de reforma e revitalização de uma das mais antigas e tradicionais creches do município, a Dr. Uchoa, localizada no bairro Lavapés, onde estudam atualmente 115 crianças, divididas em 12 turmas. A unidade, que está com suas instalações em estado precário, estava há 11 anos sem receber melhorias.  O trabalho, que faz parte do programa Revitaliza Resende, vai recuperar toda a estrutura do prédio que atende as comunidades dos bairros Vicentina, Santo Amaro e Alto dos Passos, além do Surubi e Novo Surubi.

O objetivo da reforma, de acordo com a secretária municipal de Educação, Rosa Frech, é oferecer um ambiente adequado e acolhedor para os pequenos estudantes, que têm entre quatro meses a três anos de idade. Entre os serviços que serão realizados, estão a retirada de infiltrações; reforma do telhado; revisão das instalações elétricas e hidráulicas e correção de rachaduras nas paredes; além da troca de torneiras, lâmpadas, interruptores, portas e janelas deterioradas pelo tempo e pela ação dos cupins.

Já para dar vida nova à unidade, após o trabalho de recuperação das instalações, a creche receberá serviços de pintura nas áreas externa e interna, com motivos infantis. A intervenção, que aposta em desenhos lúdicos, seguirá o mesmo padrão das demais unidades.

- A qualidade do ensino em nossa rede municipal já é muito eficiente, graças à competência dos nossos profissionais. Mas, infelizmente, a estrutura de nossas escolas e creches estava em um estado muito precário, precisando de intervenções urgentes e é isso que estamos fazendo através do programa Revitaliza Resende. Até agora, já entregamos à comunidade escolar oito unidades totalmente reformadas, e temos outras cinco em obras: as creches Rubens da Silva Lamin, em Engenheiro Passos, e Dr. Uchoa, no Lavapés, e as escolas Algodão Doce, na Cidade Alegria, Jardim das Acácias, na Fazenda da Barra II, e Governador Roberto Silveira, no Paraíso – frisou o prefeito Diogo Balieiro Diniz.

Para não atrapalhar as atividades realizadas com os alunos, as obras de recuperação do prédio foram iniciadas pelo lado externo da unidade. Já as melhorias na parte interna serão feitas durante o período de recesso escolar, que terá início na próxima segunda-feira, dia 16.

Economia vira investimento

De acordo com o prefeito Diogo Balieiro Diniz, as obras de reforma e revitalização das creches e escolas municipais, além de outros investimentos feitos no setor, como a melhoria da merenda escolar e o pagamento de benefícios e direitos devidos aos profissionais da educação, só estão sendo possíveis porque a administração municipal implantou, em janeiro de 2017, uma política de austeridade e corte de gastos que vai representar uma economia de mais de R$ 6 milhões até o final de 2020. Entre as medidas adotadas estão a renegociação de contratos com valor abaixo do que vinha sendo praticado; a realização de novas licitações também com preços menores; e o corte de gastos com veículos e computadores alugados, entre outras ações.

Palavras chaves: Creche