Resende

° Minº Max

Selo prevenção do site

Secretaria de Saúde

30/11/2016

Dia de luta contra a Aids terá campanha educativa

Secretaria de Saúde vai distribuir folhetos informativos no Calçadão

Dia de luta contra a Aids terá campanha educativa

Crédito: Marcio Fabian - ACOM/PMR

   A Prefeitura, através do Serviço de Atenção Especializada (SAE) DST/HIV/Hepatites Virais, vinculado à Secretaria de Saúde, realiza nesta quinta-feira, dia 1º de dezembro, das 10 às 16 horas, no Calçadão de Campos Elíseos, uma ação educativa e preventiva que marcará o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Haverá distribuição de preservativos e folders informativos.

   - O HIV ainda não tem cura e o tratamento não é tão simples como parece. Os novos medicamentos melhoraram muito as condições de vida dos portadores do vírus, mas a doença enfraquece a pessoa, pois o HIV destrói as defesas naturais do organismo, deixando-o mais suscetível a doenças como pneumonia e tuberculose – explica a coordenadora do SAE, Paula Carolina Peixoto.

   A Aids é transmitida por meio de relações sexuais sem preservativos, pelo compartilhamento de seringas contaminadas e de mãe para filho durante a gestação e amamentação. Há muitos soropositivos que não apresentam sintomas da doença, mas podem contaminar outras pessoas. Por isso, a coordenadora destaca que o diagnóstico precoce da doença é fundamental, até para aumentar a eficácia do tratamento.

   Em Resende, o serviço realiza testes rápidos que detectam os anticorpos contra o HIV em até 30 minutos com a coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. Para fazer o teste, não é necessário ter encaminhamento ou solicitação médica, basta comparecer ao Serviço de Atenção Especializada, que fica no Posto Resende, no Centro Histórico, antigo Posto do Estado, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

   O SAE atende crianças e adultos com DST/HIV/Hepatites virais individualmente ou em grupos. A equipe é formada por assistente social, psicólogo, técnico de enfermagem, enfermeiro e médicos (pediatra, infectologista, clínico geral e hepatologista), oferecendo aconselhamento e solicitação de testes, ações educativas para a prevenção de DSTs, entre outras.

Palavras chaves: Saúde
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados