25/02/2019

ESCOLA MUNICIPAL DE RESENDE É DESTAQUE NACIONAL NA EDUCAÇÃO

Ciep 342 ficou em primeiro lugar no ranking do PVE 2018, entre os municípios acima de 21 mil habitantes

ESCOLA MUNICIPAL DE RESENDE É DESTAQUE NACIONAL NA EDUCAÇÃO

Crédito: Prêmio PVE - Instituto Votorantim

Uma importante premiação na rede pública municipal de ensino levou Resende a ganhar projeção nacional na última semana, conquistando o primeiro lugar em sua categoria. Na terça-feira, dia 19, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, recebeu o prêmio “Escola Destaque Nacional na Prática de Acompanhamento de Aprendizagem”, a partir do trabalho feito no Ciep 342 – Geraldo da Cunha Rodrigues, situado no bairro São Caetano. O prêmio é concedido pelo Instituto Votorantim, em São Paulo, como parte do programa “Parceria Votorantim pela Educação (PVE) 2018”.

A premiação é dividida em duas categorias: municípios até 21 mil habitantes e acima de 21 mil habitantes. A escola municipal de Resende ficou em primeiro lugar no ranking da sua categoria. Para se ter dimensão da importância do feito, no ano passado, o PVE envolveu mais de mil escolas públicas de 104 municípios do Brasil. O programa atua nas frentes de Gestão Educacional, Gestão Escolar e Mobilização Social. A secretária de Educação, Rosa Frech, explicou quais foram os critérios de seleção para a escola, que se destacou entre as 10 finalistas da premiação.

— No decorrer do ano letivo de 2018, a Escola Municipal Geraldo da Cunha Rodrigues foi escolhida pelo PVE, para representar o município em âmbito nacional. O objetivo do programa do Instituto Votorantim é promover melhorias no ensino a partir da qualificação de práticas de gestão e da mobilização das comunidades escolares. Diante disso, o Ciep 342 teve este reconhecimento, que reflete em toda a rede municipal. Uma equipe da unidade aplicou estratégias de aprendizagem na disciplina de matemática, tendo observado o aperfeiçoamento significativo das habilidades avaliadas – destacou, lembrando que a escola atende 241 alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Deste total, 111 são contemplados com o sistema integral.

A secretária reforçou a importância de ações que potencializem as práticas de acompanhamento de aprendizagem. “Os gestores e orientadores da unidade educacional em questão participaram de quatro ciclos de encontros de formação. Os profissionais ficaram incumbidos de replicar o conhecimento ao corpo docente, visando um impacto na aprendizagem dos estudantes. Atualmente, a escola possui em torno de 40 membros, entre professores, orientador pedagógico e funcionários de apoio e da direção. O PVE valoriza o trabalho pedagógico da escola, proporcionando atividades para a revisão das práticas adotadas”, frisou.

Dentro do programa, foram elaboradas seis categorias que nortearam as práticas de acompanhamento das aprendizagens. São as seguintes diretrizes: o papel da direção e da coordenação pedagógica; uso de diferentes instrumentos e registros para o acompanhamento; a importância da formação continuada de professores na escola; a construção do plano de ação: desafios às equipes gestores; a intervenção dos gestores: coerência entre as ações de acompanhamento e as práticas de ensino; e a potência do trabalho colaborativo para a ampliação do processo.

Na solenidade de premiação, que aconteceu no Hotel Holiday Inn, na capital paulistana, a equipe vencedora de Resende foi contemplada ainda com uma assinatura da revista Nova Escola por um ano e a inscrição em um curso on-line de Especialização em Gestão Escolar e Pedagógica, além de destaque na publicação intitulada “Práticas de Acompanhamento de Aprendizagem” (disponível no sitewww.institutovotorantim.org.br).

Rosa Frech acrescentou ainda que o município busca participar das mais diversas políticas de melhorias para a educação. Isso pode refletir, por exemplo, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas.

Palavras chaves: Prêmio, Destaque, Educação