14/11/2018

FERIADÃO TERÁ COM SERVIÇOS ESSENCIAIS ATENDENDO À POPULAÇÃO

Expediente será encerrado nesta quarta-feira, dia 14, em função dos feriados da Proclamação da República e Consciência Negra

FERIADÃO TERÁ COM SERVIÇOS ESSENCIAIS  ATENDENDO À POPULAÇÃO

Crédito: Carina Rocha

O expediente regular nas repartições públicas municipais será encerrado nesta quarta-feira, dia 14, e voltará ao normal na próxima quarta, dia 21, após os feriados do Dia da Proclamação da República, celebrado na quinta-feira, dia 15, e do Dia da Consciência Negra, comemorado na próxima terça, dia 20. Na sexta, dia 16, e na segunda, 19, será ponto facultativo na Prefeitura. Durante o feriadão, no entanto, os serviços considerados essenciais, como o atendimento emergencial na área da saúde e o recolhimento de lixo, além da Defesa Civil, funcionarão normalmente, ou em regime de plantão.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os atendimentos serão prestados à população adulta no Hospital de Emergência, referência na região para os casos de urgência, e no Hospital da Criança, especializado no atendimento pediátrico. Além disso, também haverá atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada na Grande Alegria, e no Pronto Atendimento do Paraíso. Todas as unidades funcionam 24 horas. Segundo a Secretaria, durante o feriadão, a população poderá contar ainda com os serviços de remoção de pacientes prestados pela Central de Ambulâncias, que pode ser acionada pelo telefone 3381.4493, e pelo SAMU.

Outro serviço essencial que não sofrerá interrupções durante o feriadão será o recolhimento de lixo doméstico, que terá o calendário de coleta inalterado, com os mesmos dias e horários. Além disso, a Defesa Civil do município também estará de plantão 24 horas todos os dias para atender possíveis casos de emergência, como queda de árvores ou alagamentos provocados por fortes chuvas, entre outros desastres naturais. Os agentes poderão ser acionados durante o dia pelo telefone 199, com ligação direta e gratuita, e à noite, das 19h às 7h, pelo 3360.9260.

Já os casos de falta d’água ou problemas na rede de esgotos deverão ser comunicados à concessionária Águas das Agulhas Negras pelo telefone 0800 762 0422, ligação gratuita. A empresa funcionará normalmente na sexta-feira, dia 16, e na segunda, 19, mas ficará em regime de plantão nos dois dias de feriado (quinta, 15, e terça, 20).

Doação de Sangue

Mesmo com o ponto facultativo, o Hemonúcleo de Resende, anexo ao Hospital de Emergência, funcionará das 8h às 11h, nesta sexta-feira, dia 16, recebendo os voluntários que queiram doar sangue. A medida visa equilibrar e reforçar o estoque da unidade, que sofreu uma queda durante o período do inverno.

Para fazer a doação, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, não ser portador de doença grave, nem ter feito nenhum procedimento cirúrgico recente. A direção do Hemonúcleo também ressalta que, para fazer a doação, o voluntário não pode estar em jejum e que os menores de 18 anos devem ter autorização do responsável legal. Já as pessoas acima de 60 anos, precisam já ter doado sangue pelo menos uma vez ao longo da vida.

Entre os tipos sanguíneos com maior carência no Hemonúcleo estão o O positivo e o O negativo, mas a direção da unidade salienta que todos os doadores são bem-vindos.

Palavras chaves: Feriado