18/01/2019

HOSPITAL DE EMERGÊNCIA SERÁ HOMENAGEADO PELO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA

Unidade pública é a primeira a ter atendimento farmacêutico 24 horas por dia e a única a ter uma farmácia clínica na região

HOSPITAL DE EMERGÊNCIA SERÁ HOMENAGEADO PELO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA

Crédito: arquivo pmr

No dia 30 de janeiro, o Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Gregori será homenageado durante a Reunião Plenária do Conselho Regional de Farmácia. A motivação da homenagem é o fato de a unidade pública ser a primeira na região a oferecer o atendimento de um farmacêutico durante 24 horas por dia, além de ser a única a ter uma farmácia clínica.

De acordo com o Secretário de Saúde, Alexandre Sergio Alves Vieira, a disponibilidade de farmacêuticos em tempo integral começou a ser rotina no hospital no segundo semestre de 2017. Atualmente, o HME conta com oito profissionais altamente qualificados na área que revezam entre si para suprir a demanda da unidade.

Graças a essa disponibilidade de farmacêuticos, é possível ao HME obter um maior aproveitamento dos medicamentos utilizados pelos pacientes. Com isso, todas as prescrições médicas são reavaliadas pelos profissionais, que podem verificar detalhes importantes como: a compatibilidade dos componentes do medicamento, as concentrações e doses máximas recomendadas.

Ainda de acordo com o secretário, a presença dos farmacêuticos auxilia diretamente o trabalho desempenhado pelos demais profissionais da unidade e minimiza a incidência de erros de prescrição. Outro importante benefício desse contingente é a economia gerada pelo cálculo dos medicamentos que serão manuseados pelos médicos, uma vez que esses profissionais podem direcionar ao hospital as devidas dosagens necessárias nos tratamentos.

- Tanto a farmácia clínica quanto a presença de profissionais da área farmacêutica são benefícios que devem ser muito celebrados pela população. Essa homenagem do Conselho Regional indica que a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, vem cumprindo seu papel de garantir a qualidade na saúde pública disponível – diz o secretário.

A farmacêutica que ficará responsável por representar o HME diante do Conselho Regional será Gláucia Cristina Veiga Pessoa Torres, coordenadora da farmácia da unidade. A homenagem acontece no próximo dia 30, na Reunião Plenária do Conselho Regional de Farmácia, no auditório do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM). A ocasião também irá registrar a passagem do Dia do Farmacêutico, celebrado no dia 20 de janeiro, além de comemorar os 20 anos da criação do Conselho Regional de Farmácia na Região Centro-Sul Fluminense.

Palavras chaves: HOSPITAL DE EMERGÊNCIA