Fazenda

13/12/2016

Lei de Incentivo ao Esporte já beneficiou 39 projetos do município

Rechuan cita futebol cidadão e Domingo no Parque entre ações de destaque no esporte

Lei de Incentivo ao Esporte já beneficiou 39 projetos do município

Crédito: Divulgação

Desde o primeiro mandato do prefeito José Rechuan, o Programa de Incentivos Fiscais ao Esporte do Município de Resende já contemplou 39 projetos esportivos com apoio financeiro obtido junto às pessoas físicas e jurídicas da cidade. A informação foi destacada pelo próprio prefeito, nesta terça-feira, dia 13, durante a apresentação de um balanço sobre as ações principais realizadas na área do esporte e do lazer em seus dois mandatos à frente da Prefeitura de Resende (2009/2016).

Mais conhecido como Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, o programa contribuiu diretamente para que o prefeito José Rechuan recebesse em 2014 o “Prêmio Prefeito Empreendedor”, que é concedido anualmente pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa). Rechuan ganhou o troféu pelo primeiro lugar na categoria “Pequenos Negócios em Eventos Esportivos”, através do projeto “A prática do esporte fomentando o desenvolvimento econômico”.

As ações contempladas com a nova legislação, aprovada no primeiro mandato de Rechuan, atenderam diversas modalidades esportivas, entre elas motocross, paraquedismo, voleibol, handebol, futebol de campo, futebol de mesa (botão), fusal, karatê, ciclismo, judô, mountain bike, balonismo, natação, tênis, basquete, esgrima, kickboxing e pentatlo. O Programa de Incentivos Fiscais ao Esporte do Município de Resende prevê incentivos no pagamento de impostos municipais para pessoas físicas e jurídicas que apoiarem a realização de projetos esportivos.

No balanço sobre as ações do esporte e do lazer, realizadas entre 2009 e 2016, Rechuan destacou também a criação do projeto “Domingo no Parque”, através do qual a população pode participar todo domingo, de 9 horas ao meio-dia, de várias atividades esportivas realizadas na Avenida Rita Ferreira da Rocha, no trecho entre a esquina com a Rua Augusto Xavier de Lima e a Avenida Custódio José de Melo. Esse trecho da Rita Ferreira da Rocha é fechado à circulação de veículos durante a realização do projeto. Segundo a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, o “Domingo no Parque” têm atraído cerca de 800 pessoas a cada edição.

O prefeito frisou ainda o alcance social do “Projeto Futebol Cidadão”, cujo lançamento ocorreu durante o seu primeiro mandato, e atualmente atende 600 crianças e adolescentes, na faixa etária de 7 a 17 anos, com aulas de iniciação esportiva na modalidade de futebol de campo. Os treinamentos acontecem em dois dias da semana, nos núcleos dos bairros Jardim Esperança, Surubi, Paraíso, Nova Alegria e Cidade Alegria.

A realização de campeonatos de skate, passeios ciclísticos, corridas rústicas e de vôlei feminino, além da retomada das competições de futebol da mini copa, do “Ruralzão”, entre bairros e de veteranos foram relacionadas pelo prefeito José Rechuan no balanço das ações de esporte e lazer. Ele destacou também que a prefeitura executou a reforma dos banheiros e vestiários do Estádio do Trabalhador, cuja administração cabe ao Município. Graças a gestões da prefeitura com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, o estádio recebeu a instalação de 2.500 cadeiras.

Palavras chaves: ESPORTE