14/12/2018

MUTIRÃO DE ELETROCARDIOGRAMA TERÁ MAIS UMA ETAPA NESTE SÁBADO, DIA 15

Iniciativa, que já atendeu 138 pacientes em duas etapas anteriores, deverá realizar mais 80 procedimentos em sua terceira edição

MUTIRÃO DE ELETROCARDIOGRAMA TERÁ MAIS UMA ETAPA NESTE SÁBADO, DIA 15

Crédito: Carina Rocha

A Prefeitura vai realizar neste sábado, dia 15, mais uma edição do mutirão que pretende zerar filas para exames de eletrocardiograma na rede municipal de saúde. Os procedimentos serão realizados na Nova Santa Casa de Resende e cerca de 80 pessoas deverão ser atendidas. A ação, que já realizou 138 exames em duas etapas anteriores, visa agilizar o atendimento, já que o procedimento tem uma grande procura nas unidades de saúde do município, principalmente por parte dos pacientes que serão submetidos a cirurgias eletivas. A previsão da Secretaria Municipal de Saúde é fazer, no total, 220 eletrocardiogramas ao final de todo o processo.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, na primeira etapa do mutirão, realizada no último dia 1º, foram realizados 71 procedimentos. Já na segunda, que aconteceu no sábado passado, dia 8, 67 pessoas foram atendidas. Nas duas ocasiões, no entanto, a expectativa era alcançar 80 pacientes em cada etapa. Na prática isso significa que mais de 20 pessoas deixaram de comparecer às duas etapas do mutirão, o que acabou prejudicando não só a dinâmica da ação, como o atendimento de outros pacientes.

- Nosso objetivo é fazer com que os pacientes, especialmente aqueles que serão submetidos às cirurgias eletivas, façam o exame o mais rapidamente possível, e felizmente, nas duas etapas já realizadas, conseguimos atender grande parte da fila de espera. No entanto, ainda estamos registrando um número de faltas considerável, que acaba comprometendo os resultados do mutirão. Por isso, fazemos um apelo para que as pessoas convocadas não faltem, ou avisem sobre sua impossibilidade de comparecer, para que possamos convocar outros pacientes - disse o secretário Alexandre Vieira.

De acordo com a direção da Nova Santa Casa, os pacientes que terão os exames antecipados para este sábado, dia 15, foram comunicados pela Nova Santa Casa ao longo desta semana. A direção da unidade ressalta que, para isso, é muito importante que os pacientes que estão aguardando para fazer os exames, mantenham seus contatos atualizados.

- É muito importante que os pacientes mantenham seus cadastros atualizados nas unidades de saúde, pois no momento em que são decididas as datas dos mutirões precisamos nos comunicar com eles – explicou o diretor da Nova Santa Casa, Henrique Lima, lembrando também que, quando houver algum imprevisto e o paciente não puder comparecer no dia e hora previstos, ele deve entrar em contato com o telefone 3355.1159. Desta forma, a direção da unidade poderá convocar outro paciente da fila de espera.

Palavras chaves: Eletrocardiograma