12/07/2018

Com a ampliação, Fundação deverá abrir mais 60 vagas ainda este ano

NOVO CONFIAR GANHA MAIS SALAS E  TRAZ CONCEITOS RENOVADOS PARA OFICINAS

Crédito: Gleisiane Carvalho

A Fundação Confiar (Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende) deverá abrir, ainda este ano, novas oficinas e mais 60 vagas voltadas para adolescentes com idade entre 14 e 17 anos, alunos da Rede Pública de Ensino da cidade. O aumento da oferta será possível graças à ampliação das dependências da Fundação, que ganhará mais duas salas no prédio onde funciona atualmente sua sede, localizado na Avenida Resende/Riachuelo, na Morada da Colina (onde funcionava o antigo Centro Vocacional Tecnológico).

De acordo com a presidente do Confiar, Márcia Imbuzeiro, com a liberação das novas salas, que estavam sendo utilizadas por outros setores, mas foram disponibilizadas para a Fundação, o atendimento alcançará um público maior, abrindo novas possibilidades:

- Nossas oficinas beneficiam atualmente 430 jovens, mas este número ainda é pequeno diante de nossas metas. Até o final de 2018, esperamos alcançar 500 adolescentes, estudantes da Rede Pública de Ensino de Resende. Para isso vamos criar novas vagas e pensar também na possibilidade de implantar outras oficinas – explicou Márcia Imbuzeiro.

Segundo ela, a Fundação oferece atualmente sete oficinas socioeducativas, que absorvem os 430 alunos inscritos. São elas: Auxiliar de Sala de Aula e Recreador de Creche, que dizem respeito às atividades desenvolvidas dentro de salas e creches municipais; Educação Ambiental, que trabalha questões ligadas ao meio ambiente com aulas práticas no Horto Municipal; Noções Administrativas, que ensina funções desenvolvidas em escritórios, como arquivos e planilhas, entre outros; e Empreendedor Social, que busca desenvolver ideias e potencialidades para que o adolescente possa realizar um projeto ou trabalhar por conta própria.

Além disso, a Fundação também oferece oficinas de Fotografia, na qual os alunos aprendem a mexer com a máquina fotográfica, realizando registros de imagens com criatividade e técnica; e Guarda Aprendiz, que proporciona aos adolescentes uma vivência mais próxima ao dia a dia dos guardas municipais. Nesse caso, os estudantes vivenciam as atividades na sede da Corporação e aprendem noções sobre trânsito e disciplina.

No total são 14 turmas, que funcionam de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde para que os adolescentes possam estudar regularmente. A oficina de Educação Ambiental é a única que possui 35 alunos em cada turno. Todas as demais são formadas por 30 integrantes.

Novo Confiar

Com a nova gestão municipal, a Fundação Confiar implantou um novo conceito para seus serviços, que busca fortalecer a ideia do conhecimento aplicado, ou seja, de levar até o aluno o aprendizado mais próximo possível de seu dia a dia. De acordo com Márcia Imbuzeiro, a medida foi tomada porque, atualmente, é cada vez mais difícil fazer com que o adolescente acredite que o que é aprendido no ambiente escolar será efetivamente utilizado no futuro.

- Nós queremos desvendar e desmistificar o conhecimento. Não queremos nos esconder atrás do “ensinar”, somos honestos com nossos alunos e mostramos nas oficinas que o que eles estão aprendendo ali, realmente será utilizado na vida profissional – explicou.

Palavras chaves: Confiar