Indústria e Comércio

21/08/2019

PREFEITURA DE RESENDE ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO DE MONITOR DE ECOTURISMO

Interessados podem se inscrever até o dia 6 de setembro; aulas irão começar no dia 12 de setembro

PREFEITURA DE RESENDE ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO DE MONITOR DE ECOTURISMO

Crédito: Arquivo PMR

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo e da Agência de Meio Ambiente de Resende (AMAR), abriu as inscrições para o curso de Monitor de Ecoturismo. Os interessados devem se inscrever na Administração Regional de Engenheiro Passos, localizada na Avenida das Camélias, s/n°, ao lado da Escola Municipal Augusto de Carvalho, até o dia 6 de setembro.

Serão oferecidas 25 vagas para o curso de Monitor de Ecoturismo, que é voltado a todos os moradores do município de Resende, não necessariamente apenas de Engenheiro Passos. Os interessados em participar devem ter 18 anos ou mais, ser morador de Resende e possuir condição de saúde adequada ao exercício da atividade comprovada por atestado médico.

- O curso de Monitor de Ecoturismo é um projeto criado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e pela AMAR. A finalidade é capacitar os moradores locais para atuarem como Monitor de Ecoturismo em unidades de conservação localizadas no município – enfatizou o coordenador de Turismo, Agenor Maia de Siqueira.

Preparação prática e teórica

O curso possui carga horária de 86 horas, sendo 46 horas teóricas e 40 horas de prática de campo. Cerca de 10 instrutores irão ministrar os seguintes módulos: atrativos naturais, classificação de trilhas, técnicas de condução de visitantes, geografia, fauna e flora, primeiros socorros, unidades de conservação, mínimo impacto em ambientes naturais, educação ambiental, prevenção e combate a incêndios, animais peçonhentos, conceitos de turismo e orientação.

As atividades teóricas irão acontecer às quintas e sextas-feiras, de 14h às 17h, na Administração Regional de Engenheiro Passos e as aulas de campo serão na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia. O curso tem início no dia 12 de setembro e com previsão para término no dia 14 de novembro. Os alunos devem ter frequência igual ou superior a 75 por cento do total das aulas e apresentação de trabalho, para enfim receberem um certificado ao final.

Curso de Monitor de Ecoturismo

Inscrições abertas até o dia 6 de setembro

Local: Administração Regional de Engenheiro Passos, Avenida das Camélias, s/n°, ao lado da Escola Municipal Augusto de Carvalho.

Total de vagas: 25

Início das aulas: 12/09