Obras e Serviços Públicos

23/10/2018

PREFEITURA FAZ MANUTENÇÃO DE RUAS PAVIMENTADAS COM BLOCOS INTERTRAVADOS

Ação visa melhorar as condições do tráfego e garantir a segurança de motoristas e pedestres

PREFEITURA FAZ MANUTENÇÃO DE RUAS  PAVIMENTADAS COM BLOCOS INTERTRAVADOS

Crédito: Arquivo PMR

Com o objetivo de melhorar as condições do tráfego de veículos e evitar acidentes, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, está realizando a correção e manutenção de diversas ruas da cidade, onde a pavimentação é feita com blocos intertravados, pisos sextavados e paralelepípedos. A intervenção, que teve início em setembro, já atendeu diversas ruas do Jardim Tropical e está sendo desenvolvida agora no bairro Elite, na região do Manejo. Nas próximas semanas, o serviço chegará a outros pontos da cidade.

De acordo com o secretário de Obras, Victor Sampaio, o trabalho é necessário em função do desgaste natural da pavimentação, que ocorre por vários motivos, como o excesso de peso até as condições climáticas. O processo de correção, segundo ele, começa com a identificação do trecho a ser recuperado, seguido da retirada dos blocos que estão em mau estado. Nesse ponto, também é verificada a necessidade de troca do solo e, logo depois, o material é instalado e nivelado com auxílio da aplicação de pó de pedra.

No Jardim Tropical, primeiro bairro contemplado com as melhorias, os trabalhos beneficiaram um trecho de mais de 2.600 metros quadrados, sendo que 606 deles receberam blocos novos.

- Com essa manutenção simples, nós recuperamos as vias públicas e conseguimos trazer muitos benefícios para os moradores e motoristas. Entre eles a prevenção de acidentes de trânsito e a redução de problemas mecânicos nos veículos, além de mantermos a cidade mais bonita e agradável, resguardando também o conforto e a segurança dos pedestres – explica o secretário.

Segundo ele, o cronograma de ações que teve início no Jardim Tropical e está agora no bairro Elite, beneficiará, nas próximas semanas o Manejo, Ipiranga, Jardim Brasília II e o Campo Belo, na região da Fazenda da Barra II, entre outros que possuem pavimentação com este tipo de material.

Operação Tapa-Buraco

Outra importante ação que também vem sendo desenvolvida pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos é a manutenção das vias públicas que são asfaltadas. O trabalho neste caso é feito através da Operação Tapa-Buraco. Realizada desde 2017, a operação já beneficiou mais de 32 mil metros quadrados de vias, onde foram utilizados quase quatro mil toneladas de asfalto.

Palavras chaves: Intertravados