Resende

15° Min26º Max

Selo prevenção do site

Assistência Social e Direitos Humanos

17/08/2018

PREFEITURA PROMOVE SEMANA DE VALORIZAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Iniciativa acontece entre os dias 20 e 28 de agosto em diferentes locais do município

PREFEITURA PROMOVE SEMANA DE VALORIZAÇÃO  DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Crédito: Carina Rocha

A Prefeitura de Resende, através das secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos; Educação; Indústria, Comércio e Turismo; e Esporte e Lazer, vai realizar a partir da próxima segunda-feira, 20, a Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência. As atividades, que seguem até o dia 28, têm por objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância da inclusão social, além de demonstrar o potencial produtivo e criativo das pessoas com deficiências.

 

A programação do evento conta com fóruns de empregabilidade e de empoderamento, práticas esportivas, encontros voltados para os familiares das pessoas com deficiências, homenagens e mesas redondas, além de dois dias reservados ao I Seminário de Educação Especial Inclusiva, que terá como tema “Diálogos e Práticas sobre o Processo Escolar Inclusivo”.

 

Para o responsável pela Coordenadoria Municipal de Políticas para Pessoas com Deficiência, Emerson Cunha do Nascimento, a participação de toda a sociedade no evento é de fundamental importância para enriquecer o debate e encontrar caminhos que ajudem a valorizar e empoderar as pessoas com deficiências.

 

- A sociedade precisa refletir sobre a importância da inclusão social, sobre a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho e sobre o seu empoderamento perante a realização de atividades simples, como fazer compras, estudar, criar seus filhos e praticar esportes, por exemplo. E as atividades desta semana foram programadas com este objetivo – explica o coordenador.

 

De acordo com o último Censo do IBGE, realizado em 2010, Resende conta com aproximadamente oito mil pessoas com algum tipo de deficiência, seja ela auditiva, mental, visual ou física, entre outras. A Prefeitura, por sua vez, está caminhando cada vez mais lado a lado com essas pessoas, através da implementação de ações como a promoção de seminários e ações sobre o tema, a abertura de 15 vagas exclusivas para PCDs (Pessoa com Deficiência) no Concurso Público que está sendo promovido pela administração municipal, a inclusão de Libras (Língua Brasileira de Sinais) em seus vídeos institucionais, além das escolas e centros especializados na educação de pessoas com deficiências auditiva e visual.

 

 

Confira a programação completa:

 

Segunda, 20

Abertura, com homenagem aos promotores dos direitos das pessoas com deficiência

Local: Espaço Z, às 19h

 

Terça, 21

Encontro de familiares e responsáveis por pessoas com deficiências para palestra motivacional com a psicóloga Alessandra Aparecida Luz do Vale, com o tema “Rafael, Uma Lição de Vida, Motivação e Superação.”

Local: Salão da Igreja do Cristo Ressuscitado, às 14h às 16h

 

Quarta, 22

Fórum de Empregabilidade, com o tema: “Avanços e Desafios na Contratação de Colaboradores com Deficiência.”

Local: Espaço Z, de 9h às 12h

 

Fórum de Empoderamento da Pessoa com Deficiência

Local: Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), às 14h

 

Quinta, 23

Mesa dos saberes e práticas inclusivas

Local: Colégio Estadual Pedro Braile Neto, das 10h às 12h

 

Mesa dos saberes e práticas inclusivas

Local: Associação Educacional Dom Bosco, das 19h às 21h

 

Sexta, 24

Manhã Recreativa no Parque Tobogã

Local: Parque Julieta Botelho (Tobogã), das 9h às 12h

 

Sábado, 25

Esporte Recreativo Inclusivo

Local: Horto do Paraíso, das 9h às 12h

 

Domingo, 26

Domingo no Parque Inclusivo

Local: Parque das Águas, das 9h às 12h

 

Segunda, 27, das 13 às 20h; terça, 28, das 8 às 17

I Seminário de Educação Especial Inclusiva de Resende, com o tema “Diálogos e Práticas Sobre o Processo Escolar Inclusivo”

Local: Associação Educacional Dom Bosco

Palavras chaves: Pessoa Com Deficiência
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados