13/11/2018

PREFEITURA REALIZA DIA D DE CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE AO DIABETES

Durante o evento, unidades de saúde também vão oferecer orientações sobre o Novembro Azul

PREFEITURA REALIZA DIA D DE CONSCIENTIZAÇÃO E COMBATE AO DIABETES

Crédito: Divulgação PMR

A Prefeitura de Resende vai realizar nesta quarta-feira, dia 14, nas unidades de saúde do bairro Itapuca e Cidade Alegria, o Dia D de Combate ao Diabetes, doença que atinge quase 10% da população brasileira. Paralelamente ao Dia D, também serão realizadas, nessas unidades, atividades voltadas para a conscientização da população sobre o Novembro Azul, que alerta os homens para a gravidade do câncer de próstata e a importância da prevenção. Além de aferição de pressão e teste de glicemia, as duas unidades também promoverão palestras, atividades com fisioterapeutas e avaliações nutricionais.

De acordo com a superintendente municipal de Atenção Básica, Cácia Osório, o número de pessoas com diabetes tem crescido cada vez mais no país, principalmente em função da adoção de hábitos não recomendados , como o consumo elevado de doces e gorduras, além da ausência de exercícios físicos.

- As pessoas precisam se conscientizar sobre a doença e tomar medidas preventivas, fazendo consultas, exames de rotina e, principalmente, mantendo uma vida saudável. Infelizmente, a maioria das pessoas não procura o médico de uma forma preventiva e quando chegam até as unidades, os casos já estão bem graves. Isso é o que mais nos preocupa, principalmente com relação ao diabetes - disse a superintendente.

Conforme a programação, além dos trabalhos voltados para a conscientização e o combate ao diabetes, as duas unidades também vão mobilizar o público masculino sobre a importância do Novembro Azul. Para isso, médicos urologistas estarão nas unidades, orientando e tirando dúvidas dos interessados, além de alertar sobre a importância de exames de rotina e o tratamento eficaz da doença.

- Esta conscientização sobre o Novembro Azul está acontecendo nas unidades de saúde durante todo mês de novembro, com esclarecimento de dúvidas sobre exames, diagnósticos e tratamento, além da distribuição de materiais impressos e cartazes afixados nos Postos de Saúde da Família, para que o público masculino seja sensibilizado sobre a importância da prevenção - destacou a superintendente.

Palavras chaves: Novembro Azul