18/06/2019

PREFEITURA RENOVA MOBILIÁRIO ESCOLAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Substituição é uma medida do processo de adequação para garantir mais qualidade e conforto nas salas de aulas

PREFEITURA RENOVA MOBILIÁRIO ESCOLAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Crédito: Carina Rocha

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está renovando o mobiliário escolar da rede municipal de ensino. A compra das mobílias, avaliada em R$ 733.413,00, aconteceu através da adesão à ata do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) do Ministério da Educação, por intermédio do Plano de Ações Articuladas (PAR). O PAR faz parte da estratégia de assistência técnica e financeira iniciada pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, instituído pelo Decreto nº 6.094/2007, fundamentada no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como contribuição para o sistema nacional de ensino. Foram adquiridos 2.929 conjuntos de mesas e cadeiras para alunos e professores, além de 18 mesas apropriadas para pessoas em cadeiras de rodas.

Na última sexta-feira, dia 14, chegaram 700 conjuntos de alunos, sendo 380 destinados para aqueles com altura entre 1,46m a 1,76m e 320 para altura entre 1,59m e 1,88m. De acordo com a secretária de Educação, Rosa Frech, a substituição é uma medida do processo de adequação para garantir mais qualidade e conforto nas salas de aulas.

— As novas mobílias proporcionam bem-estar aos estudantes, professores e pessoas em cadeiras de rodas, oferecendo mais comodidade. Além disso, o ambiente mais bem estruturado garante maior permanência dos alunos nas escolas. A iniciativa propõe ainda a padronização das especificações do mobiliário escolar do País, com base nos regulamentos e parâmetros brasileiros estabelecidos, por exemplo, pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). As novas carteiras são mais confortáveis, um dos fatores que acaba refletindo na qualidade ensino também. Até o momento, 14 das 63 unidades de ensino da rede pública municipal já foram revitalizadas, enquanto quatro estão passando por reforma e outra por processo de ampliação. A reestruturação do espaço físico vem de encontro com a modernização de todo aparato escolar – lembrou.

Até agora, já receberam o novo mobiliário as seguintes unidades educacionais: Escola Municipal Jardim das Acácias, na Fazenda da Barra II; E. M. Augusto de Carvalho – Ciep 489, na Cidade Alegria; E. M. Maria de Assis Barboza, no Cabral; e E. M. Governador Roberto Silveira, no Paraíso.

No ano passado, houve a aquisição de 413 conjuntos de mesas e cadeiras, destinadas aos professores da rede, inclusive, aquelas localizadas na zona rural.

Ainda em 2018, os estudantes da rede ganharam camisas de uniforme. Além deste benefício, a Prefeitura distribuiu materiais de uma lista de 20 itens, como caderno, lápis de cor e caneta esferográfica, entre outros, em todas as unidades, para uso exclusivo de cada aluno. Já para incentivar a prática esportiva, as escolas receberam kits com 33 tipos de material, como redes, jogos de coletes, bolas, bambolês e cordas, entre outros

Palavras chaves: Educação, Escola, Mobiliário, Novo, Municipal, Qualidade, Aula