20/09/2018

PROJETO “BUZUM!” LEVA ESPETÁCULO TEATRAL PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Ação, que aborda a importância de manter hábitos saudáveis, vai atender 600 estudantes, da educação infantil ao Ensino Fundamental

Crédito: Carina Rocha

Com o objetivo de valorizar a adoção de hábitos saudáveis, como ter uma boa alimentação e beber bastante água para ter disposição e aproveitar a vida, 600 alunos da Rede Municipal de Ensino estão sendo contemplados esta semana com o espetáculo teatral “Sabor de Vitória”, desenvolvido pelo Ministério da Cultura, em parceria com o Instituto CCR, através do projeto “Buzum!”.

No total, 12 apresentações estão sendo realizadas na cidade. Seis nesta quarta-feira, dia 19, beneficiando os estudantes da Escola Municipal Governador Roberto da Silveira, no Paraíso; e outras seis amanhã, quinta-feira, dia 20, atendendo os alunos da Escola Municipal Maria Dulce Freire Chaves, localizada no Novo Surubi.

O espetáculo, que acontece dentro de um ônibus adaptado, utiliza uma técnica que encanta as crianças: o teatro de bonecos, com fantoches manipulados por dois atores. Além da peça, que tem cerca de 30 minutos de duração, os professores também recebem material pedagógico para explorar ainda mais o assunto em sala de aula ou atividades extraclasse. Entre as peças que compõem o kit pedagógico estão um gibi e um teatro de papel, que pode ser utilizado pelas estudantes, que ganham, desta forma, a oportunidade de montar seu próprio espetáculo.

Para a secretária municipal de Educação, Rosa Frech, o uso do teatro como ferramenta pedagógica, contribui para estimular o aprendizado dos alunos: “usado de forma lúdica, não há dúvidas de que o teatro auxilia no aprendizado dos estudantes, não só pelas mensagens que transmite, como também pelo formato, que foge do padrão convencional e, por isso, chama a atenção das crianças” – disse a secretária.

Confira as próximas apresentações:

Quinta, dia 20

E.M. Maria Dulce Freire Chaves