07/03/2019

REUNIÃO DISCUTE PLANO DE AÇÕES DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

Atividades serão desenvolvidas em conjunto ao longo do período letivo deste ano

REUNIÃO DISCUTE PLANO DE AÇÕES DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

Crédito: Divulgação PMR

Com o início do ano letivo escolar de 2019, a Prefeitura deu inicio também ao planejamento do Programa Saúde na Escola (PSE). Na última quarta-feira, dia 27, diversos setores da gestão municipal se reuniram no auditório da Secretaria Municipal de Educação , para discutir o plano de ações integradas que serão desenvolvidas ao longo do ano pelo projeto.

Dentre os assuntos tratados na reunião, ficou definida a expansão do alcance do programa para mais duas escolas da Zona Rural. Com isso, o PSE passa a atuar em um total de 53 unidades espalhadas por todo o município, tanto da Zona Urbana quanto da Zona Rural.

Ao todo, 12 ações são ofertadas pelo programa atualmente. Entre elas estão: combate ao mosquito Aedes aegypti, promoção e avaliação de saúde bucal, prevenção do uso de álcool e drogas e muitos outros. As atividades acontecem através de visitas às escolas e são desenvolvidas por equipes especializadas, que utilizam, além de palestras de conscientização, jogos  e informações que ajudam a promover a saúde dos estudantes de forma divertida e interativa.

Para que as ações transcorram corretamente, diversas frentes da Prefeitura participam das ações, como o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSi) e o Centro Educacional Municipal de Atendimento a Deficientes Visuais de Resende (CEDEVIR). Cada frente participa de ações as quais possui vínculo. Em Resende, o PSE é uma parceria firmada entre as Secretarias Municipais de Educação e Saúde e está vinculado à Atenção Básica de Saúde (SMS).

Atualmente, o PSE é composto por Daniela Theodoro, que representa a Saúde (SMS), João Octávio Caranzano Moraes, representando a Educação (SME), e Juliana Martins, representante da Saúde Bucal no Programa. Além disso, o programa também conta com a equipe pedagógica da SME e com a equipe do CEMAE (Centro Municipal de atendimento ao Educando). De acordo com a coordenadora Daniela, a reunião é fundamental para alinhar os setores da Prefeitura e atualizar cada frente sobre as ações as quais farão parte.

- A missão do Programa é atuar paralelamente às atividades escolares, identificando eventuais necessidades como problemas de audição, obesidade e hipertensão arterial. Também lidamos com problemas que costumam estar em estágio inicial na idade escolar, como consumo de drogas e bebidas alcoólicas. Para tanto, é muito importante que seja um trabalho integrado e com planejamento – explica a coordenadora.

Palavras chaves: Educaçao; Saúde Na Escola