15/03/2019

SEMANA DE COMBATE À DENGUE COMEÇA PELA EDUCAÇÃO EM RESENDE

Programa Saúde na Escola fez primeira atividade nesta quarta-feira, dia 13, na E.M. Governador Roberto Silveira

SEMANA DE COMBATE À DENGUE  COMEÇA PELA EDUCAÇÃO EM RESENDE

Crédito: Divulgação PMR

Neste sábado, dia 16, é Dia D de Combate ao Aedes Aegypti e a semana promete uma série de atividades de prevenção à incidência da doença no município. As ações, no entanto, já começaram para os alunos da Escola Municipal Governador Roberto Silveira, localizada no bairro Paraíso. Na última quarta-feira, dia 13, o Programa Saúde na Escola (PSE), em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), desenvolveu uma ação educativa na unidade.

Entre as atividades aplicadas aos cerca de 400 alunos, os técnicos deram orientação sobre o combate e prevenção às doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti. Além disso, houve uma apresentação aos alunos sobre ciclo do mosquito em larvas. Dessa forma, eles puderam observar atentamente como o mosquito se forma em seus primeiros estágios. Informativos e panfletos didáticos, adaptados à idade, sobre o tema também foram entregues ao fim das palestras.

As amostras de larvas do mosquito foram levadas por uma equipe composta por quatro profissionais do CCZ, que também explicaram sobre a criação de criadouros e proliferação dos mosquitos. De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Alexandre Vieira, é fundamental que a população adquira esse conhecimento desde muito cedo.

- Através de ações como os Mutirões de Combate à Dengue e as de sensibilização lidamos diretamente com os adultos, com uma linguagem mais objetiva. Já nas escolas temos a possibilidade de adaptar essa linguagem às crianças e adolescentes, que podem aprender e, inclusive, reforçar esse conhecimento para a família. São cidadãos que já crescem instruídos para a luta contra a dentre – diz o secretário.

O PSE é um programa das Secretarias Municipais de Saúde e Educação. Está vinculado a Atenção Básica, com a finalidade levar até as unidades escolares ações de prevenção e promoção à Saúde.  A ação desta quarta-feira segue o planejamento e o cronograma definidos na reunião ocorrida no último dia 27 de fevereiro, que uniu as diversas frentes envolvidas nas atividades desenvolvidas pelo programa.

Mutirão da Dengue

Durante os dias 16 e 17, sábado e domingo, um grande Mutirão Contra a Dengue será desenvolvido nos bairros Paraíso, Cabral, Morro do Cruzeiro, Alambari e Castelo Branco. A ação será desenvolvida com a participação de diversos setores da Prefeitura, com o reforço da Cruz Vermelha e da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). De acordo com o Comitê da Dengue, a estimativa é de que cerca de seis mil domicílios serão visitados.

Palavras chaves: Educação; Dengue