19/11/2019

TERCEIRA EDIÇÃO DA OFICINA DE RECICLAGEM PARA CONFECÇÃO DE GUIRLANDA DE NATAL SERÁ NO CCI PARAÍSO

Interessados devem se inscrever na sede do CCI do bairro, além de levar garrafas PET iguais para a produção artesanal

Crédito: Carina Rocha

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove nesta quinta-feira, dia 21, a terceira Oficina de Reciclagem para confecção de guirlanda de Natal, no Centro de Convivência de Idosos (CCI) Paraíso. O curso será realizado com turmas de dois períodos, a partir de 9h e de 14h. A atividade gratuita de sustentabilidade faz parte do projeto “Educação Ambiental para o Enfrentamento do Aedes Aegypti”, desenvolvido por meio de convênio firmado entre a Prefeitura e a Funasa (Fundação Nacional de Saúde).

Os interessados devem se inscrever na sede do CCI Paraíso, localizada na Rua Dom Bosco. O curso oferece 20 vagas, para toda a comunidade. Para participar, basta que o inscrito leve garrafas PET (Polietileno tereftalato) iguais. A coordenadora de Projetos da Secretaria de Saúde, Cristina Rosadas, destacou que o projeto busca reutilizar materiais recicláveis com o intuito de reduzir a quantidade de resíduos descartados no meio ambiente, além de conscientizar a população sobre recipientes que possam virar criadouros do mosquito Aedes.

— Por um planeta melhor, a missão de cada cidadão é cuidar da natureza e contribuir, de forma sustentável, para um sistema mais inteligente e criativo do consumo de bens. A partir do convênio com a Funasa, foi destinada uma verba para a realização de diversas atividades educativas no combate ao mosquito Aedes, que é o vetor de diversas doenças causadas por vírus, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. As duas primeiras Oficinas de Reciclagem foram bem-sucedidas, e já vamos para a terceira edição. A comunidade está convidada a participar da oficina educativa, que ainda serve como nova geração de renda complementar para as famílias. A programação do projeto ainda prevê ações para os bairros São Caetano e Jardim do Sol. Além disso, o calendário anual do governo municipal já estabelece ações preventivas contra o mosquito transmissor das doenças, além de mutirões realizados pelo Comitê Municipal de Combate às Arboviroses, nos pontos críticos da cidade, entre os meses de novembro e março – acrescentou.

A primeira edição da Oficina de Reciclagem aconteceu no dia 31 de outubro, quando 12 participantes aprenderam a produzir sacolas para compras com sacos de ração. Foram duas turmas nos períodos da manhã e da tarde no Cras do Paraíso, situado na Rua Coronel Abílio Godoy, nº. 127. No dia 11 de novembro, a segunda oficina foi direcionada para a confecção de enfeites de Natal, no Cras Paraíso. Para a produção dos enfeites, 10 inscritos levaram vidros diversos com suas respectivas tampas e retalhos com cores variadas, inclusive, natalinas.

Para o dia 3 de dezembro, está prevista a Oficina de Reciclagem para a confecção de sacolas de compras com sacos de ração, no bairro Jardim do Sol.

Palavras chaves: Oficina De Reciclagem