Prefeitos

Botão Voltar
Botão Home

Desde a sua fundação, Resende teve em seu comando 41 prefeitos. Abaixo você confere a lista com os prefeitos a partir de 1913.

  • O cargo público de Prefeito Municipal no Brasil foi criado em 1835 pela Assembleia Provincial Paulista. Entretanto, o primeiro Prefeito do Rio de Janeiro, Francisco Antônio Pessoa de Barros, só foi empossado 54 anos depois, em 1889.

  • Em Resende, em 1913 foi nomeado e tomou posse como primeiro prefeito do município o engenheiro civil Antonio de Souza Pereira Botafogo, que foi indicado para ocupar o cargo máximo do Executivo Municipal pelo então governador do Estado, Dr. Oliveira Botelho, que o havia trazido para Resende com a missão de remodelar a cidade.

  • Esta é uma galeria de fotos inspirada em um livro publicado em 2013 em comemoração ao centenário de posse do primeiro prefeito a governar o Município de Resende, um projeto da Prefeitura de Resende, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda e do Arquivo Histórico Municipal.

  • O objetivo desta galeria, assim como o livro comemorativo, é resgatar e dividir com a população - dados tão relevantes da nossa história.

  • Esta é a contribuição da Prefeitura de Resende para a preservação e a democratização de um período tão importante da nossa história.
     
    Resendense, pai de Francisco Guanaes Balieiro Diniz, nasceu no dia 16 de dezembro de 1977. É filho de Aluízio Antônio Balieiro Diniz e Marta de Luca Gonçalves Balieiro Diniz. Médico oftalmologista e servidor público, elegeu-se em sua primeira candidatura ao cargo, juntamente com seu vice Geraldo da Cunha, para o mandato de 1º de janeiro de 2017 a 31 de dezembro de 2020.