Resende

25º Min

25º Max

Home » Serviços »

Saúde

Botão Voltar
Botão Home

11/09/2017

Programa Viver Melhor mostra importância da prevenção

Palestras, que abordam as doenças que mais matam no Brasil, são ministradas por médicos cardiologistas

Créditos: Jenny Faulstich/PMR

Prevenir é melhor que remediar. Pensando nisso, a Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou, neste mês de setembro, o Programa Viver Melhor, que consiste num ciclo de palestras cujo objetivo é incentivar a população a adotar hábitos cada vez mais saudáveis para combater doenças como a hipertensão, o tabagismo e o colesterol alto. Conforme revelam as estatísticas, essas doenças são bastante comuns entre os brasileiros e estão entre as que mais matam no país. As palestras acontecem no Espaço Z, em dias e horários alternados.

 

Desenvolvido pela Superintendência de Atenção Especializada e coordenado pelo médico cardiologista Clayton de Souza da Silva, o programa, além de conscientizar a população, também quer incentivar o combate ao tabagismo, criar protocolos assistenciais na área de cardiologia, aumentar o número de exames cardiovasculares e definir o novo perfil cardiológico hospitalar da Santa Casa de Resende. Na semana passada, o cardiologista Fábio Schneider ministrou a primeira palestra do ciclo, abordando os riscos do sedentarismo e da obesidade para a saúde de homens e mulheres. Já nesta quarta-feira, dia 12, acontece a segunda palestra sobre hipertensão arterial.

 

O secretário de saúde de Resende, Alexandre Vieira, que acompanha de perto o desenvolvimento do programa, explicou que as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) se desenvolvem no decorrer da vida e têm longa duração, com sérias consequências para o sistema público de saúde. Em 2013, por exemplo, as DCNT, como câncer, diabetes melittus, doenças respiratórias e cardiovasculares - patologias que sofrem influência do estilo de vida e da exposição a fatores de risco - foram a causa de aproximadamente 72,6% das mortes registradas no Brasil.

 

- Pensando em medidas para combater os principais fatores que aumentam a chance de uma pessoa desenvolver essas doenças, o grupo de cardiologistas da Secretaria de Saúde se organizou e desenvolveu o Programa Viver Melhor. Seu objetivo principal é alertar a população sobre a importância dos hábitos saudáveis, promovendo saúde e conscientização das pessoas – explicou o secretário.

 

Confira as palestras do mês de setembro, no Espaço Z

 

Dia 12, às 17h - Hipertensão Arterial, com o cardiologista Felipe Alvim

Dia 21, às 8h - Tabagismo, com o cardiologista Ricardo Graciosa

Dia 25, às 8h - Dislipidemia (colesterol alto), com o cardiologista Clayton de Souza da Silva