Alexandre Sergio Alves Vieira.

Alexandre Sergio Alves Vieira.

Secretário

- Prefeitura de Resende
 

Resende

12° Min30º Max

Saúde

Sobre o Orgão Notícias do Orgão Responsável Mais

12/04/2018

SECRETARIAS MUNICIPAIS SE UNEM CONTRA A DENGUE

Acompanhar e propor ações de prevenção e combate à Dengue. Foi com este objetivo que a Secretaria Municipal de Saúde realizou, na tarde desta quinta-feira, dia 12, no Espaço Z, a primeira reunião do Comitê Municipal de Combate a Dengue de Resende, que visa criar estratégias visando prevenir e combater os casos da doença no próximo verão. O grupo, formado por onze órgãos da administração municipal e pelo Conselho Municipal de Saúde, conta com o apoio da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e da Cruz Vermelha.

 

Entre as estratégias que serão adotadas estão a criação de campanhas educacionais na Rede Municipal de Ensino; realização de oficinas para capacitação dos artesãos locais para a utilização de materiais recicláveis (que quando descartados de forma errada podem se transformar em criadouros do mosquito Aedes aegypti); maior participação em eventos institucionais com o intuito de reforçar as medidas preventivas; além do envolvimento de líderes comunitários, que podem ajudar a multiplicar as ações nos bairros, conforme explica o secretário de Saúde, Alexandre Vieira.

 

- Temos um plano que prevê ações de rotinas nas comunidades, com bloqueios e eliminação de criadouros, orientação da população sobre os sintomas da doença, visita aos sábados nas casas que estavam fechadas durante a semana, além dos mutirões de limpeza e conscientização, que devem acontecer nas regiões mais populosas e com maior acúmulo de material inservível. Precisamos mobilizar 100% da população, caso contrário não vamos conseguir vencer o mosquito - destaca o secretário de Saúde.

 

O decreto número 10.757/2018 assinado pelo prefeito Diogo Balieiro Diniz, e que institui o Comitê, é resultado da preocupação da administração municipal com o controle da doença, especialmente no próximo verão. O Comitê conta com a participação da Secretaria Municipal de Saúde, que tem a maior representação no colegiado com cinco membros; e das pastas de Educação; Comunicação Social; Obras e Serviços Públicos; Assistência Social e Direitos Humanos; além do Governo. Também fazem parte do Comitê as Agências do Meio Ambiente de Resende (AMAR) e do Saneamento Básico (SANEAR); a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda; o Hospital Municipal de Emergência; a Superintendência de Relações Comunitárias e o Conselho Municipal de Saúde.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

Redes Sociais

© Copyright 2018. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados