Jacuba

Botão Voltar Botão Home Botão Compartilhar

Jacuba é uma belíssima localidade rural de Resende situada às margens do Rio Preto, na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. É famosa por suas praias de rio, de areias brancas. Outro atrativo natural importante é o Cânion da Jacuba, também chamado de "Furnas", uma garganta estreita que o rio atravessa, entre paredes de rocha, antes de suas águas descansarem na "Prainha da Jacuba", também conhecida como "Poção da Jacuba" - uma piscina natural formada pelo Rio Preto.

A Jacuba está situada na Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira. A região abriga também o Parque Municipal Cachoeira da Fumaça – Jacuba, criado em 28 de dezembro de 1988. Ele possui uma área de 180 alqueires, arrematada em 3 de abril de 1913 pelo Município de Resende do espólio do então comendador Joaquim José de Souza Breves. Este parque protege a Cachoeira da Fumaça, formada pelo rio Preto. Esta é a maior cachoeira do estado do Rio de Janeiro, com 2 km de extensão e 200 m de queda. Ela é tombada como Patrimônio Histórico e Paisagístico de Resende, pelo Decreto Municipal nº 043 de 1999.

Distâncias da Jacuba: Cachoeira da Fumaça (Resende, RJ) - 6 km; Bagagem (Resende, RJ) - 7,5 km; Vila da Fumaça (Resende, RJ) - 11,5 km; Rodovia Presidente Dutra - 35 km; Centro de Resende - 38 km (Hospital - 40 km, Aeroporto - 41 km).

Galeria:

  • Prefeitura de Resende
  • Prefeitura de Resende
  • Prefeitura de Resende
  • Prefeitura de Resende
  • Prefeitura de Resende
  • Prefeitura de Resende