Vargem Grande

Botão Voltar Botão Home Botão Compartilhar

Desmembrado do distrito de Fumaça em 1853, a localidade recebeu, em 1943, o nome de Ibitigoaia, passando logo depois, em 1944, à sua denominação atual: Pedra Selada, apesar de a população ainda chamar a localidade de Vargem Grande.

Nesta região surgiram as primeiras plantações de café no Vale do Paraíba, introduzidas pelo Padre Couto. Da fazenda de Antônio Bernardes Bahia saíram as primeiras sementes para o cultivo do café na região meridional fluminense e também para os municípios paulistas de Bananal e Areias. Resende também difundiu a cultura para o Oeste Paulista, através da lendária Caravana Pereira Barreto, que levou para lá mudas do Café Bourbon, cultivado na Fazenda Monte Alegre, em Vargem Grande.

Após o declínio da cultura cafeeira, os fazendeiros locais começaram a vender suas terras por preços irrisórios - situação que só foi superada com a vinda dos mineiros que compraram as fazendas, implantando aqui a pecuária leiteira. Hoje, além de razoável produção leiteira, a localidade produz manteiga, queijo, alguns cereais e tubérculos.

Distâncias da Vargem Grande: Bagagem - 10 km; Vila da Fumaça - 13 km; Jacuba – 17,5 km; Cachoeira da Fumaça - 19 km; Rodovia Presidente Dutra - 17 km; centro de Resende - 20 km (Hospital - 22 km, Aeroporto - 23 km); Visconde de Mauá - 33,5 km.

Galeria:

  • Prefeitura de Resende
  • Prefeitura de Resende
  • Prefeitura de Resende
  • Prefeitura de Resende
  • Prefeitura de Resende
  • Prefeitura de Resende