Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda

05/03/2021

‘ARTE NA CAPA’ DE MARÇO HOMENAGEIA MÚSICA CLÁSSICA NO MIS DE RESENDE

Mostra estará aberta para visitação até o dia 31 de março, respeitando todas as medidas de segurança sanitária

‘ARTE NA CAPA’ DE MARÇO HOMENAGEIA MÚSICA CLÁSSICA NO MIS DE RESENDE

Crédito: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Resende, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda (FCCMM) está com a exposição do projeto ‘Arte na Capa’ do mês de março aberta para visitação, no Museu da Imagem e do Som (MIS). A mostra do mês, que foi inaugurada no dia 1º, é uma homenagem ao Dia Nacional da Música Clássica, comemorado no dia 5.

Criado para valorizar o acervo do MIS de Resende, o projeto ‘Arte na Capa’ compartilha mensalmente com o público, capas de antigos discos reunidos acerca de temas, quase sempre uma data comemorativa. Segundo o presidente da Casa da Cultura, Thiago Zaidan, as exposições são uma forma das pessoas conhecerem e valorizarem o museu.

— A Casa da Cultura é uma fundação que administra vários equipamentos pela cidade, e o Museu da Imagem e do Som é um deles. As exposições servem para dar visibilidade ao espaço, mostrando sua importância para o município – frisa Zaidan.

A exposição ‘Arte na Capa – Clássicos e Eruditos’ busca relembrar grandes artistas nacionais, compositores e instrumentistas, que dedicaram toda a sua vida na criação de músicas de concerto. Entre os grandes nomes deste segmento musical estão: Heitor Villa-Lobos; Nelson Freire; Eudóxia de Barros; Carlos Gomes; Ernesto Nazareth; Zequinha de Abreu; Radamés Gnattali; e o padre José Maurício Nunes Garcia.

O Dia Nacional da Música Clássica foi instituído primeiro na cidade do Rio de Janeiro, em 2006; e, a partir de 2009, em todo o Brasil. A data escolhida, 5 de março, foi uma homenagem à data de nascimento do compositor Heitor Villa-Lobos.

O Museu da Imagem e do Som de Resende funciona no térreo da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, na Rua Luiz da Rocha Miranda, 117, no Centro Histórico. A exposição poderá ser visitada até o dia 31 de março, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. Os interessados devem usar máscaras no interior do museu e fazer uso do álcool em gel na entrada, que são medidas de segurança sanitária em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Palavras chaves: Arte Na Capa, Março, Música Clássica, MIS, Mostra, Exposição