Resende

17° Min24º Max

Selo prevenção do site

Superintendência de Defesa Civil

01/01/2021

RETROSPECTIVA 2020: DEFESA CIVIL DE RESENDE REFORÇA MONITORAMENTO DOS RIOS, CAPACITA PROFISSIONAIS E INVESTE EM MODERNIZAÇÃO NO SETOR

Uma das inovações foi a divulgação do Boletim de Proteção e Defesa Civil desde o início de janeiro

RETROSPECTIVA 2020: DEFESA CIVIL DE RESENDE REFORÇA MONITORAMENTO DOS RIOS, CAPACITA PROFISSIONAIS E INVESTE EM MODERNIZAÇÃO NO SETOR

Crédito: Divulgação PMR

A Prefeitura de Resende, por meio da Diretoria-geral de Defesa Civil (DGDC), realizou diversos projetos no ano de 2020, visando reforçar o monitoramento dos rios, capacitar seus profissionais e na busca por investimentos de modernização do setor. Considerado um dos principais prestadores de serviços essenciais à população, a equipe da Defesa Civil continuou com os trabalhos preventivos como o mapeamento de áreas de risco e o acompanhamento meteorológico, além de atuar na instrução quanto aos casos de emergência e calamidades públicas, durante todo o período da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). As atividades seguem respeitando todos os protocolos de segurança sanitária neste período.

 

Em novembro deste ano, a Defesa Civil reforçou o monitoramento do Rio Paraíba do Sul e seus afluentes com a instalação de seis réguas linimétricas, também conhecidas como escalas. A implantação das réguas ocorreu às margens dos rios, sendo duas no Rio Alambari e quatro no Rio Paraíba do Sul. Os equipamentos foram doados pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente) do Rio de Janeiro.

 

O diretor-geral da Defesa Civil de Resende, Flávio Germano da Silva, explicou que as réguas servem para auxiliar o acompanhamento dos níveis de água dos rios. “Estes equipamentos ajudam na hora da tomada de decisões importantes, caso haja transbordamento repentino ou gradual de água dos rios da cidade, por exemplo. A medida inédita no município contribui para evitar grandes transtornos em possíveis inundações, no controle das áreas consideradas de risco, dentre outras ações. A instalação da régua na margem do Rio Sesmaria também faz parte do cronograma. Com a colocação destas réguas em pontos estratégicos, a equipe da Defesa Civil está otimizando o trabalho de monitoramento, já que não existiam estes equipamentos para observação e leitura do nível d’água dos rios, que possuem relação direta com as vazões correspondentes”, frisa o diretor.

 

MODERNIZAÇÃO

 

Vale destacar que a Defesa Civil do Município está aguardando o resultado do estudo de viabilidade de ações mais avançadas para modernizar todo o sistema de monitoramento de rios do município. Para a ampliação do sistema de monitoramento do Rio Paraíba e seus afluentes, segue o estudo de viabilidade do fornecimento de três sensores de nível e quatro pluviômetros manuais, que está sendo realizado pelo Inea.

 

A partir de solicitação feita pela Defesa Civil, em reunião na capital fluminense este ano, a equipe técnica do Inea já visitou os locais previamente escolhidos para futura instalação dos equipamentos, que deverá acontecer após a conclusão do estudo de viabilidade. Pioneiramente, os sensores de nível para acompanhamento dos rios, disponibilizados pelo Inea, serão implantados em três locais: no Rio Paraíba do Sul, em frente à sede da Administração Municipal; no Rio Alambari, altura do bairro Jardim Tropical; e no Córrego Água Branca, altura da sede da Administração Regional de Engenheiro Passos. Além disso, está prevista a instalação de quatro pluviômetros manuais, possivelmente, nas seguintes áreas: Engenheiros Passos; Vicentina; Vargem Grande; e Vila da Fumaça.

 

Após um mapeamento de risco, em janeiro passado, a Defesa Civil de Resende requereu junto ao Inea, no Rio de Janeiro, que fossem instalados sensores de nível, indicadores de volume de água dos rios utilizando o método de pressão, nos rios de Resende. Estes aparelhos, que são eficientes e de baixo custo, possuem baterias que serão carregadas por painel solar. Os novos equipamentos vão ajudar a expandir a área de cobertura, aprimorando o campo de visão para alertas mais precisos dentro de um intervalo de tempo menor.

 

O diretor-geral descreve como os novos equipamentos vão funcionar no município. “Com base em levantamento de dados, foi constatada a necessidade do aumento de equipamentos do nosso sistema de monitoramento com sensores, sendo escolhidos três locais considerados apropriados e de importante impacto para a população. Os sensores, colocados no fundo dos rios, vão fornecer os dados para uma central, que alimentará a base do Inea. O sistema otimizado, com equipamentos baseados em áreas de risco, vai contribuir para melhorar o trabalho preventivo, com acompanhamento em tempo real e emissão de alertas mais precisos e bem antecipados, evitando grandes transtornos com a execução de medidas necessárias diante de possíveis alagamentos e inundações, por exemplo. A nova estrutura vai gerar mais segurança e credibilidade a todos. Em relação aos quatro pluviômetros, a Defesa Civil de Resende ajudará na sua manutenção, que deverá ocorrer uma vez por mês, em auxílio ao Inea, que já possui uma equipe especializada contratada para o serviço. As intervenções nos pluviômetros servem para garantir o bom desempenho da leitura das informações técnicas”, enfatiza.

 

BOLETIM DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL

 

Desde o início de janeiro deste ano, a Defesa Civil vem publicando o Boletim de Proteção e Defesa Civil, com dados sobre a previsão meteorológica para as próximas 24 horas, ocorrências de destaque e monitoramento dos rios e níveis pluviométricos. O monitoramento foca os níveis dos rios do município e seus afluentes – Sesmaria, Rio Paraíba do Sul e Rio Preto, bem como a quantidade de chuva acumulada por tempo avaliada nas estações automáticas de Alphaville, Cidade Alegria e Visconde de Mauá, instaladas pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). A Estação Hidrológica do Rio Sesmaria, que capta dados via radar para o satélite, funciona na ponte do Alphaville, e mede o nível do afluente. Neste ano, esta estação passou pela sua primeira manutenção desde a sua instalação. O trabalho foi realizado por técnicos do Cemaden/RJ.

 

Para acessar os últimos boletins no site oficial da Prefeitura de Resende, confira o passo a passo: www.resende.rj.gov.br > Menu > Órgãos e Secretarias > Diretoria-Geral de Defesa Civil (DGDC) > Mais > Boletins. O boletim reúne informações pesquisadas nos sites do Cemaden, Inea, Climatempo e CPTec/Inpe (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – Instituto de Pesquisas Espaciais).

 

CURSOS DE CAPACITAÇÃO

 

Dentre as ações promovidas pela Defesa Civil, está a promoção de cursos e treinamentos para o aperfeiçoamento de conhecimentos e técnicas da equipe.

 

No dia 18 de fevereiro deste ano, agentes da Defesa Civil de Resende e de outros municípios participaram do Curso Básico de Meteorologia e Monitoramento Hidrometeorológico, realizado em parceria com a Seas (Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade), do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Inea e da Universidade do Ambiente. Cerca de 35 agentes participaram do curso de capacitação, que abordou diversos temas pertinentes ao sistema, inclusive, conhecimentos relacionados à manutenção.

 

Entre os dias 13 e 16 de abril, os agentes da Defesa Civil de Resende participaram de um treinamento oferecido pela Aman (Academia Militar das Agulhas Negras) sobre Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN). A capacitação aconteceu com equipes de DQBRN do Exército Brasileiro, consideradas fundamentais em grandes eventos que já aconteceram no Brasil, tais como as Copas das Confederações e do Mundo, os Jogos Mundiais Militares, Olímpicos e Paraolímpicos. O objetivo da iniciativa foi preparar forças de defesa e segurança para a prevenção contra possíveis ataques envolvendo agentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares, a partir de conhecimentos teórico e prático. No total, 10 integrantes da Prefeitura participaram do treinamento. Ao final do treinamento, houve a entrega dos certificados de participação.

 

OUTRAS AÇÕES

 

O diretor-geral Flávio Germano relembrou outras ações que fazem parte do cotidiano da Defesa Civil e também marcaram o ano de 2020. “A equipe da Defesa Civil e outros órgãos da Prefeitura realizam periodicamente, campanha de conscientização para o uso de máscaras em meio à pandemia do novo coronavírus. Os agentes também orientam a população, principalmente, os proprietários de estabelecimentos comerciais, sobre questões como o distanciamento social e as medidas de segurança sanitária necessárias (disponibilização de álcool em gel e higienização das mãos). Evitar aglomerações e isolamento social também são recomendações ao público em geral”, comenta.

 

Outro trabalho importante iniciado em 2020 foi o cadastramento de imóveis e moradores em área de risco da cidade, seguindo determinações da lei de Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDC). A ação em caráter preventivo começou no bairro Surubi, no mês de maio – considerado de “normalidade”, no qual os índices pluviométricos são menores, ou seja, fora do período de novembro a março. O intuito é esquematizar planos em casos de emergência, além de prevenir desastres naturais. Durante as visitas, os profissionais coletam os números de contato dos moradores e todos são aconselhados a se cadastrarem no sistema de alerta da Defesa Civil do Estado por SMS, pelo número 40199, bastando informar o próprio CEP. Para emergências ou outras informações, a Defesa Civil pode ser contatada pelo número 199.

 

A Defesa Civil também deu continuidade aos serviços de limpeza do Rio Sesmaria, buscando minimizar os impactos das chuvas para as populações que, ao longo dos anos, ficaram alojadas em áreas próximas ao leito do rio. A mobilização consiste na limpeza do leito e da calha do rio, resultando na retirada de grande quantidade de vegetação que impede o fluxo e a vazão da água. A ação conta com o apoio da Agência do Meio Ambiente de Resende (Amar) e da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.

 

Este ano, a Defesa Civil ainda solicitou ao Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro (DRM), solicitou um novo mapeamento de risco para o município de Resende, com a expectativa de avaliar a evolução dos trabalhos realizados ao longo dos últimos três anos.

 

A Defesa Civil funciona no Centro Administrativo da Beira-Rio, situado na Rua Augusto Xavier de Lima, 251, no bairro Jardim Jalisco, das 9h às 17h (com atendimento 24h para emergência por meio do telefone 199). Para obter mais informações sobre o órgão, basta entrar em contato pelo número (24) 3360-9260.

Palavras chaves: Retrospectiva 2020, Defesa Civil, Monitoramento Dos Rios, Capacitação, Modernização
Compartilhar

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Mapa do site

© Copyright 2024. Todos os direitos reservados.

AM4 - Inteligência Digital de Resultados